segunda-feira, 12 de agosto de 2013

A capoeira angola

A capoeira é uma arte afro-brasileira que traz conteúdos de várias outras artes. Por ter esse caráter multidisciplinar é inegável a sua ligação com a religiosidade africana, assim como com toda a cultura que envolve este povo que está entre um dos formadores do povo brasileiro. Por essa razão, sua prática fica muitas vezes vulnerável à intolerância, podendo ser mal interpretada por pessoas que não conhecem e pouco sabem da sua história e do seu valor.
Olhando profundamente um ritual de capoeira angola é possível encontrar: dança, teatro, música, visualidade e fundamentos que são difíceis de entender sem ter uma breve introdução à brincadeira da vadiagem.
A capoeira tem: negaça, mandinga, malandragem e dizem que é uma luta, mas nunca se luta contra, e sim com o camarada. Sempre é preciso dar-lhe muita atenção, como um amigo que o chamasse para conversar. É um diálogo com o corpo. Um parceiro faz a pergunta e o outro educadamente lhe dá a resposta, ao som de berimbaus, pandeiros, agogô, reco-reco, atabaque e das cantigas.
Conhecer a capoeira angola é reviver as origens da cultura brasileira.

Oscar de Carvalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário